sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

RESENHANDO - NO ROTEIRO DE JESUS



O livro No Roteiro de Jesus é uma compilação de textos organizados por Gerson Simões Monteiro, de autoria do espírito Humberto de Campos, pela psicografia de Chico Xavier.

Organizado de forma primorosa, o livros é dividido em quatro partes, sendo a primeira com temas ligados ao início da vida de Jesus na terra, a segunda contando as atuações de Jesus no seu magistério, a terceira parte contém os fatos vivenciados pelo Cristo ao final de sua vida terrestre, e a última parte nos conta as histórias que aconteceram após a sua volta para o mundo espiritual.

É impressionante perceber, como começamos a ler o livro como se ele fora um livro de mensagens, e aos poucos ele vai tomando forma diante de nossos olhos e nos mostrando com imagens vivas a realidade vivida por Jesus enquanto esteve entre nós.

O livro desconstrói a imagem bíblica que temos de um Cristo que teria vivido seguido por multidões que bebiam de suas palavras e que, somente no instante derradeiro, lhe voltaram as costas incitando sua morte no madeiro. Vemos, com muita clareza, pelas palavras de Humberto de Campos, que a maioria das pessoas que seguiam a Jesus, não o entendia de fato. Esperavam n’Ele a solução para o problema político que viviam, ou seja, viam-no como alguém que iria libertá-los do domínio romano, mas que ao perceberem que não era essa a proposta do Cristo, lhe viraram as costas.

Esse entendimento, que parece tão simples e básico, nos faz entender com maior justiça as ações tomadas por Judas ao entregar Jesus ao sinédrio. Sua mentalidade e seus objetivos, ajustavam-se com a mentalidade da maioria do povo da época, sendo sua intenção somente a de que Jesus mostrasse todo o seu poder. Enganou-se por não compreender a verdadeira essência dos ensinamentos de Jesus.

Além disso, percebemos também que mesmo os apóstolos tendo convivido com o Mestre, muitas lições somente foram aprendidas após o seu retorno ao plano espiritual, e que Jesus nunca os abandonou, fazendo-se presente sempre que possível para ensinar-lhes, na prática, as antigas lições já tão repetidas em palavras.

No Roteiro de Jesus é uma bela pedida para os apaixonados pelos ensinamentos evangélicos. Um livro que nos traz um conteúdo para reflexão muito importante e que deveria ser lido e relido, todas as noites por todos nós, a fim de que, em algum momento, consigamos realmente absorver os ensinamentos do Mestre e torna-los prática constante em nossas vidas.


Gerson Simões Monteiro foi presidente da Fundação Espírita Paulo de Tarso, radialista e colunista do jornal Extra, além de ter publicado diversos livros espíritas, tendo se dedicado ao espiritismo por 60 anos, até o seu desencarne em dezembro de 2016.

XAVIER, Chico.  No Roteiro de Jesus. (compilação de textos de oito obras do Espírito Humberto de Campos); organizado por Gerson Simões Monteiro. 2. Ed. Brasília: FEB, 2015.



Um comentário: