quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

SÉRIE CHICO XAVIER - A BESTA ESPÍRITA

Olá, amigos!

Toda semana iremos trazer para vocês um pouco da sabedoria simples do nosso grande Chico Xavier.

Reflexões oportunas... aprendizado certo! 


... um intelectual, também de Minas, desembarcou na cidade. Chico vestiu sua melhor roupa e, com a pasta de poemas debaixo do braço, foi levado por um amigo até o forasteiro. O literato passou os olhos pelos versos, classificou tudo como “bobagem” e, com os olhos fixos no autor, encheu a boca:
- Este rapaz é uma besta.

O amigo de Chico defendeu a inteligência dele, sua dedicação aos espíritos, seu cuidado com os poemas vindos do outro mundo. O intelectual reviu seu julgamento.
- É uma besta espírita.
Chico, inconformado, buscou abrigo, mais uma vez, sob as saias de Maria João de Deus¹ .
- Viu como fui insultado?
Ouviu mais um muxoxo materno:
-Não vejo insulto algum. Acho até que você foi muito honrado. Uma besta é um animal de trabalho. E é valioso e útil, a serviço do espiritismo, quando não dá coices.
Preocupado com a própria “rebeldia” e em estado de depressão, Chico teve mais uma visão. Um burro teimoso atrelado a uma carroça carregada de documentos puxava a carga e encarava com inveja os companheiros livres no pasto. De vez em  quando, enquanto era alimentado com água e alfafa, assistia, de longe, às brigas violentas entre os colegas. Uma sucessão de coices sanguinolentos. Chico olhou aquele burro e pensou: talvez fosse melhor estar sob freios do que estar solto no pasto da vida para escoicear e ser escoiceado.
- Aprendi a lição. – disse ele, pronto para receber os arreios.



(Do livro As vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior – p. 36-37.)

4 comentários:

  1. Obrigada por esta lição , Xico Xavier e Revista Joseph Cleber, por um ensinamento que sempre deve nos relembrar sentimentos e atuações de Gratidāo e Humildade!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, amigos! Chico sempre nos mostrando o caminho da humildade como o caminho correto a seguir!

    ResponderExcluir