domingo, 15 de janeiro de 2017

ASSISTENCIALISMO E ATITUDE

Assistencialismo = ação de pessoas, organizações governamentais ou entidades da sociedade civil junto às camadas mais pobres da comunidade, com objetivo de apoiar ou ajudar de forma pontual, oferecendo alimentos, medicamentos, entre outros gêneros de primeira necessidade, não transformando a realidade social.
Há quem diga que o assistencialismo não tem valor. Se o compararmos com a verdadeira assistência social, que dá condições e dignidade ao indivíduo para ser independente, ou seja, cidadão, diríamos que o assistencialismo é o kart e a assistência é a fórmula 1.

Infelizmente, as campanhas assistenciais não conseguem atingir os 100% da população carente. Sensibilizados, homens e mulheres de todo o planeta recorrem às velhas fórmulas já tão conhecidas como a doação de alimentos e roupas.
Esses grupos mobilizados em prol do próximo conseguem angariar donativos que remediam momentaneamente o sofrimento alheio, mas se não fossem por essas doações, provavelmente, a situação das famílias assistidas seria ainda pior.
A atitude simples desses anônimos é um gerador de forças de amor a se espalhar pelo mundo divulgando a necessidade da caridade, tanto para quem recebe como, principalmente, para quem doa. Aos poucos, as nações se conscientizam de que para se ter um mundo melhor é necessário amenizar as dores do irmão necessitado.
Jovens e crianças estimuladas à doação, ao simples assistencialismo, crescem envolvidas pelas ações do Bem e, dependendo somente de seu próprio livre-arbítrio para decidirem se irão ou não galgar mais um degrau na evolução moral doando, além dos bem materiais, um pouco do seu tempo e de seus talentos a movimentos e ações assistenciais de amparo aos carentes e necessitados.
O assistencialismo, portanto, guarda em si mesmo o gérmen da assistência social. É, pois, o embrião, a semente, que deverá crescer e frutificar. É o primeiro passo daqueles que querem seguir os ensinos de Jesus quando Ele nos exorta a amarmos uns aos outros.
Portanto, se você ainda não conquistou o seu fórmula 1 interior, não se preocupe! Faça a manutenção no seu kart e venha caminhar conosco.


Um comentário:

  1. Aquele velho projeto da FEJOG de doação de comida, uma vez por semana, ainda há?

    ResponderExcluir