domingo, 1 de janeiro de 2017

Ano Novo

O “ano novo” é uma simples convenção humana. 
Claro, há na natureza diversos e diferentes ciclos que determinam a escolha de certas datas e o início e o fim de cada época. Ou ano. Mas, ainda assim, alguns povos comemoram essas transições em datas distintas das nossas, de modo que o que é “novo” aqui pode não ser em outro canto do planeta. 

O que quero dizer com isso? Mais do que esperar pela segunda-feira, pelo dia 1º ou pelo início do verão, busque iluminar seus horizontes com base nos seus ciclos, tendo por meta e objetivos os seus dias e as realizações que lhe farão crescer moral e espiritualmente – o que, por certo, impulsionará todo o seu crescimento posterior, seja profissional, físico ou social. Não se prenda a datas ou metas que lhe trarão grande ansiedade e talvez frustrações. Observe mais a si mesmo, procure entender o seu momento, identificando suas forças e fraquezas atuais. Crie mecanismos para trabalhar seus pontos fracos, vencer suas limitações e superar as dificuldades que lhe afligem neste instante (sim, instante. 

Se a vida aqui nesta encarnação é mero sopro, o que dizer de um pequeno período de dias ou semanas?). Direcione suas forças para que elas sejam o impulso para a transição e a superação, certo de que a cada dia novos embates se apresentarão. Pois este é o nosso ciclo de provas e expiações. Não é para desistir de sonhar ou de pensar em metas ousadas, mas para ir solidificando nas pequenas metas do dia a dia os alicerces para voos maiores. Cuidado para não andar no caminho do outro nem desperdiçar sua energia tentando fazer com que outros caminhem por uma rota que só a você pertence. Para tudo isso, busque cooperação, interação e perdão. Aceitando e oferecendo. Por vezes, a peça que falta em seu quebra-cabeça está guardada em outra caixinha, fora de suas vistas. Ou a ideia que lhe desaparece brilha em outra mente – o que nos remete a buscar também por sintonia, que nos leva a empatia, compreensão, perdão, iluminação... 

Comece, sim, em 1º de janeiro. Mas comece todos os dias quando for necessário, quantas vezes forem precisas. E recomece. Outra e outra vez. Encare o horizonte, por mais inóspito que possa parecer, com fé, otimismo e alegria, e ele se iluminará. Creia!

(Por Pablo Angely)

Revista Joseph Gleber - Ano 1 - Edição 1 - Janeiro 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário