Olá, amigos!
Esta é uma série de artigos dedicados a contar um pouco da história do Codificador da Doutrina Espírita: Allan Kardec.
Como toda história que se preze, vamos começar pelo começo.... vamos começar vendo como Kardec deu os primeiros passos em sua jornada reencarnatória e as influências que sofreu para que se tornasse um "livre pensador".
03 de outubro de 1804.
Em uma cidadezinha chamada Lyon, perto de Paris, na França, nasce
Hyppolite Leon Denizard Rivail. Filho de Jean-Baptiste Antoine Rivail, exímio
magistrado, e Jeanne Louise Duhamel, membros de respeitada família lionesa,
Hyppolite desde cedo foi criado sob rígidos princípios morais e com grande
consciência de suas responsabilidades e deveres. Como um pequeno adulto, já
demonstrava inclinação forte para os questionamentos filosóficos e as ciências.
Sua educação básica
ocorreu em sua cidade natal, Lyon, porém aos 10 anos foi enviado pelos seus
pais à Suíça para estudar no Castelo de Yverdun onde funcionava o Instituto
Pestalozzi.
“Foi nessa escola que
lhe desabrocharam as idéias que mais tarde o colocariam na classe dos homens
progressistas e dos livre-pensadores”.
(Revista Espírita – maio de 1869)
Freqüentado por personalidades de renome da época, o Instituto fora
fundado por Johann Heinrich Pestalozzi, um pedagogo que mudou a história da
educação no mundo e, com suas teorias, influenciou definitivamente os
pensamentos de Hyppolite.
Teorias de Pestalozzi
Neste momento é importante contextualizarmos um pouco o pensamento que
vigorava na época para entendermos o quão revolucionárias e contrárias ao
conceito vigente de educação eram as teorias de Pestalozzi.
Após a Revolução Francesa, em 1789, um dos temas mais importantes e
discutidos foi o da Educação. O direito a uma educação pública era admitido por
todos, porém de maneiras diferentes. Enquanto alguns pensavam que ele deveria
ser estendido a todas as pessoas, haviam aqueles que acreditavam que o ensino
deveria ser dado somente àqueles que tivessem posses. Não viam fundamento em ensinar
pobres e escravos a ler e a escrever, e argumentavam que este tipo de
conhecimento "não os ensinará a melhor lavrar a
terra, não irá lhes melhorar os costumes, nem lhes tirar a malícia [...] nem os
torna mais dóceis ao seu pastor, nem os torna mais virtuosos e mais
cristãos" (Padre Réguis, cura de Lisieux).
Criticava a escola de seu tempo, a rigidez da
instrução, os castigos físicos e o uso excessivo da memória. A contribuição de
Rousseau para a educação infantil é inestimável e foi a grande influência de
Pestalozzi.
Pestalozzi acreditava que a educação deveria guiar-se pelo método
intuitivo, onde:
- A aprendizagem é produto da observação, ou seja, da percepção. A criança parte da observação de um objeto, pelos sentidos alimenta a intuição (ou a mente) de conteúdos, permitindo a construção de hipóteses, ou seja, a produção do conhecimento.
- A época de ensinar não é a de julgar e criticar.
- É chamado método intuitivo por que é a intuição a parte ativa da mente que atua sobre as sensações, o material que vem dos sentidos, e a percepção, gerando o conhecimento.
- O ensino deve começar pelo elemento mais simples e proceder, gradualmente, de acordo com o desenvolvimento da criança. O tempo de ensino deve respeitar as diferenças de aprendizagem de cada aluno e assim alcançar o domínio do conhecimento.
- O objetivo central do ensino, na concepção de Pestalozzi, é o desenvolvimento da inteligência do aluno e não a transmissão de conhecimento.
- A individualidade do aluno deve ser sagrada para o educador.
- As relações entre o professor e o aluno devem ser baseadas e reguladas pelo amor.
Como vemos, os conceitos preconizados
por Rousseau e seguidos por Pestalozzi, não são nada estranhos à pedagogia
moderna atual, o que demonstra a visão avançada que tais pensadores tinham em
suas épocas.
Influências
sobre Rivail
No
Castelo de Yverdun, Rivail destacou-se imediatamente tornando-se um dos maiores
discípulos dos ensinos de Pestalozzi. Aos 14 anos já era capaz de ensinar aos
seus condiscípulos aquilo que havia aprendido.
Esse momento é de suma importância
na história de Rivail. Nascido e criado em berço católico, vê-se então
estudando afastado de sua família em uma instituição de orientação protestante
submetido a um modelo liberal de educação.
Todo pensamento Pestalozziano já fazia então parte do arcabouço de
conhecimento de Rivail, principalmente as idéias sobre o método intuitivo e a
questão da violência como fator criador de obstáculos ao ensino.
Ao concluir seus estudos, Rivail volta à França. Começa um trabalho de
tradução para o alemão de diferentes obras de educação e de moral.
Em sua primeira obra própria, Rivail já demonstra a grande influência
que teve sua educação em Yverdun sobre seu conceito de educação. Ele relaciona
em seis itens aqueles que ele considera mais adequados ao ensino infantil. A
obra chamava-se Cours d’Arithmétique
e os princípios enumerados foram:
1. Cultivar o espírito natural de observação das crianças,
dirigindo-lhes a atenção para os objetos que as cercam.
2. Cultivar a inteligência, observando um comportamento
que habilite o aluno a descobrir por si mesmo as regras.
3. Proceder sempre do conhecido para o desconhecido, do
simples para o composto.
4. Evitar toda atitude mecânica (mécanisme),
levando o aluno a conhecer o fim e a razão de tudo o que faz.
5. Conduzi-lo a apalpar com os dedos e
com os olhos todas as verdades.
6. Só confiar à memória aquilo que já tenha sido
apreendido pela inteligência.
Começa assim a carreira notória do Professor Rivail em toda Europa.
(Texto adaptado do livro Allan Kardec: o educador e o codificador, de Zêus Wantuil e Francisco Thiesen)
O caminho de Allan Kardec foi muito bem preparado e fundamentado. O que conhecemos hoje como pedagia moderna nasceu ali, nada é por acaso. A forma como o espiritismo veio para aprendermos a interpretar as leis de Deus e os ensinamentos do Cristo é pautada nesse sistema que para nós hoje evolui para fé raciocinada.
ResponderExcluirPara nós espíritas, tudo tem uma razão, e vemos claramente isso quando estudamos a história da própria doutrina. Como tudo foi muito bem articulado para que Kardec tivesse as melhores condições para cumprir sua missão.
ExcluirUma Pedagogia ainda entendida como Moderna.. Educativa ao Natural, Adorei está leitura, obrigada !!
ResponderExcluirQue bom que está gostando! Fique sempre ligada nas nossas publicações! Toda segunda-feira temos a série Allan Kardec para que possamos entender melhor o caminho trilhado pelo Codificador de nossa doutrina.
ExcluirUma Pedagogia ainda entendida como Moderna.. Educativa ao Natural, Adorei está leitura, obrigada !!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir"Ele relaciona em seis itens aqueles que ele considera mais adequados ao ensino infantil." , contudo só saíram 3 no texto do blog.
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