quinta-feira, 2 de março de 2017

VOCÊ SABIA #4 - SISTEMA NERVOSO

(por Pablo Angely)



VOCÊ SABIA QUE...

...o nosso sistema nervoso se constitui de uma rede de comunicação que possibilita ao organismo interagir com os diversos componentes do ambiente, tanto interno (o próprio corpo) como externo (o mundo exterior) e que ele se ramifica por todo o seu corpo e apresenta a capacidade de receber estímulos do ambiente e enviar respostas para qualquer parte do organismo?
Você deve estar se perguntando aí. “E o que isso tem a ver com mediunidade? Não vá me dizer que...”.  Calma lá! Antes precisamos lembrar que o sistema nervoso é o principal regulador de nossas funções e exerce controle sobre todas as atividades que ocorrem a cada momento em nosso corpo. Ou seja, um complexo sistema de impulsos elétricos e de mediadores químicos faz todo o trabalho pesado para você por meio de incontáveis terminações nervosas.

No nosso corpo, o sistema nervoso tem funções sensoriais (recebendo informações por meio de receptores espalhados pelo corpo e que constituem as sensações de visão, audição, olfato, tato e outras), integrativas (criando memórias e associando sensações novas a outras preexistentes, permitindo o pensamento, o raciocínio, o cálculo, o sentimento, as emoções e etc) e motoras (controlando as contrações musculares, as glândulas, o ritmo de respirações e tantas outras atividades),  tudo se dando por meio da constante atividade de sua unidade básica, o neurônio – e você aí pensando em “Tico e Teco”!
Você já deve estar aí desconfiando que tendo essa verdadeira “sala de controles” dentro do corpo, o sistema nervoso deve ter alguma coisa a ver então com as atividades do “outro lado”, não?
Exatamente, pequeno gafanhoto!
Por ser o sistema controlador das funções do nosso corpo, é através desse complexo sistema que os Espíritos comunicantes se ligam aos médiuns, sensibilizando suas fibras nervosas e transmitindo a eles suas emoções e sentimentos, suas dores e seus pensamentos.
É por este motivo que o médium não somente entende em sua mente a mensagem do Espírito, mas também sente em todo o seu corpo o reflexo de tudo aquilo que o Espírito está sentindo.
Entendeu porque o médium se sente tão cansado após a reunião mediúnica?
A influência direta do Espírito em seu sistema nervoso provoca alterações fisiológicas no médium como a liberação de determinados hormônios, por exemplo, que podem causar superexcitação ou relaxamento, assim como sensações de dor intensas ou emoções descontroladas, como crises de choro, de raiva ou de medo.
Entender o sistema nervoso e seu funcionamento é importante para compreendermos como a mediunidade se processa, mas também por ser ele a parte mais material de nosso corpo astral e o local onde registramos todo o nosso aprendizado evolutivo.
Como nos conta André Luiz, no livro “No Mundo Maior”, o nosso sistema nervoso pode ser visto, de modo figurativo, como um castelo de três andares.
Na base, o primeiro piso (cérebro inicial), onde residem os impulsos automáticos, aqueles que são o fruto de nossas experiências vividas e dos serviços por nós já realizados, constituindo alicerce para as experiências vindouras; no segundo piso (córtex motor), se alojam as conquistas atuais, aquelas que estamos edificando e solidificando agora, nesta experiência;  por fim, no último piso (lobos frontais), e atrás de portas que ainda não passamos totalmente, estão as chamadas noções superiores, isto é, aquelas experiências que almejamos atingir com a evolução.
Ou seja, nosso sistema nervoso nos dá, a cada nova encarnação, uma bagagem de hábitos e automatismos que sustentam um outro nível, o de esforço e vontade (esse que vivemos agora) para nos auxiliar a alcançar o ideal superior do qual muitos de nós possuem apenas uma leve noção.



3 comentários:

  1. Parabens Pablo ....numa linguagem clara e concisa vc ousou e conseguiu explicar o funcionamento do nosso sistema nervoso nas atividades mediunicas.

    Andre Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, André, rsrs. Só resenhei o material da FEJOG, tentando colocar numa linguagem que lembre um bate-papo informal. Parabéns aos fejoguenses pela labuta diária em nos proporcionar os estudos.

      Excluir
  2. A edição dos vídeos está muito boa.

    ResponderExcluir