sexta-feira, 31 de março de 2017

RESENHANDO - JOVENS SEMEADORES DE ESPERANÇA

(Por Gabriel Valejo)
Publicação da AME Editora[i] assinada por diversos autores do Departamento de Infância e Juventude da FEEES[ii], o livro Jovens Semeadores de Esperança faz parte da Coleção Juventude consciente e surgiu de um Encontro de Mocidades Espíritas do ES (EMEES[iii]) em comemoração aos 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

A obra traz através de contos a história de treze jovens, encarnados e desencarnados, que se aventuraram em circunstâncias distintas, acertando e errando, aprendendo e progredindo, para de alguma forma semear esperança nos demais corações a partir do Evangelho de Jesus.

Em um trecho da apresentação do livro, Edmar Thiengo traduz muito bem essa essência:

“À sua época, Jesus usou uma técnica simples, mas de grande alcance – a história. Foi assim que o meigo Nazareno, com objetivo de deixar em forma de semente seus ensinamentos, tornando-os acessíveis a todas as pessoas, criou muitas parábolas, técnica que era de uso corrente naquele momento histórico. Ficamos cogitando sobre que linguagem o Cristo utilizaria na atualidade, e, assim pensado, optamos por uma linguagem baseada no que há de mais moderno em termos de contação de história: a storytelling. (...) Essa premissa pautou nossas escritas e, dessa forma, registramos, nas páginas que se seguem histórias que se aproximam dos jovens e suas necessidades”.

Cada capítulo do livro foi inspirado em um capítulo de O Evangelho Segundo Espiritismo, abordando também a mobilização em torno das comemorações dos 150 anos desta obra basilar do Espiritismo, sendo colocado ao final de cada conto um “QRcode[iv]” com um música espírita que se conecta ao tema abordado.

Deve-se esclarecer que as histórias contidas no livro Jovens Semeadores de Esperança, embora muito próximas da realidade, são obras de ficção, repletas de inspiração, intuição, sentimento e conhecimento de cada autor.

Ficou curioso para conhecer o livro?

Assista a palestra de lançamento feita por alguns dos autores:



Além de algumas fotos do interior da obra:




[i] AME Editora é órgão editorial da Associação Médico Espírita de Minas Gerais. Se quiser conhecer a editora, outras obras e trabalhos acesse: http://ameeditora.com.br/

[ii] Hoje o DIJ da FEEES foi ampliado e se transformou em AIJ (Área de Infância e Juventude). Se quiser conhecer um pouco mais da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo acesse: http://feees.org.br/

[iii] Encontro de Mocidades Espíritas do Espírito Santo que ocorre anualmente em terras capixabas. Acesse a página do Encontro no facebook para conhecer um pouco mais deste trabalho emocionante: https://www.facebook.com/MocidadesEspiritasdoES
[iv] Se tiver dúvida sobre o que é o QRcode acesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_QR 

Um comentário: