quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Como se caracteriza a linguagem entre os Espíritos?


Ao nos depararmos com os estudos da mediunidade seja por meio do Livro dos Médiuns compilado por Allan Kardec seja participando de grupos nas Casas Espíritas cujos estudos são norteados pelos programas da Federação Espírita Brasileira ou ainda pelo contato com obras que abordem o tema, não raro ocorrem questionamentos sobre diversas atividades prosaicas dos espíritos. Tenho certeza que você já se pegou pensando nisso. Como assim?

Por exemplo, você já deve ter se questionado como os desencarnados se alimentam. Ou se pegou pensando a respeito de como eles desenvolvem outras atividades corriqueiras para nós encarnados, como tomar banho, dormir, ler... estou certo?

Pois bem. Na obra Evolução em Dois Mundos, da série André Luiz, o autor espiritual aborda diversos temas ligados à vida na pátria espiritual, transcorre e percorre ensinamentos sobre o fluido cósmico, o corpo espiritual, a evolução ligada a temáticas como o sexo, a hereditariedade, o metabolismo, aborda o princípio espiritual e sua evolução e trata de outros temas “daquela vida de lá”, por exemplo, a linguagem entre os desencarnados.

Aí, penso eu, tratando de uma maneira bem leve e informal, não deve ser raro que surjam dúvidas tipo: “eles usam a boca para falar?”, “um desencarnado do Japão vai conseguir entender um do Brasil?”, “se eu (desencarnado) cobrir os ouvidos, ainda assim ouvirei o que o outro está a dizer?” – pelo menos eu tenho essas dúvidas comigo.

Apesar de no capítulo 2 da Segunda Parte da obra André Luiz não discorrer profundamente sobre o tema, ele já nos deixa alguns apontamentos bastante interessantes e algumas conclusões implícitas.
Ele já começa nos alertando que a linguagem espiritual é, de modo incontestável, uma exteriorização da imagem de si próprio. Oi? Como assim? Usando um termo bastante clichê, mas não sem importância, isso significa que o corpo fala. Enquanto encarnados, em quantas situações diárias precisamos de poucas ou até de nenhuma palavra para demonstrar o que queremos ou para entender o que o outro nos “fala”? Uma expressão, uma posição do corpo, um movimento de sobrancelhas, o cruzar dos braços... enfim, o corpo muitas vezes (ou sempre) fala conosco, podendo reforçar ou desmentir as palavras que saem da boca.

Agora imagine então na esfera espiritual, livre das amarras materiais, onde a capacidade e a plenitude de nosso campo mental atingem limites que não temos sequer noção (ou momentaneamente não nos lembramos)? Considerando então a evolução pertinente a cada desencarnado, os mais elevados, como alerta André Luiz, precisarão de “poucas palavras para definir a largueza de seus planos e sentimentos”. Por certo, a sua expressão corporal e a irradiação de suas formas-pensamento conseguem transmitir com exatidão o que pretendem, podendo os mesmos permanecer em silêncio ou com o mínimo emprego de formas verbais.

Por sua vez, as inteligências menos evoluídas (ou infelizes, como trata o autor) farão uso de muitas formas verbais, mas não deixarão de enviar mensagens várias sob a forma de telas mentais – talvez até involuntariamente.

Isso porque no mundo espiritual os circuitos de pensamento e as vibrações e emanações energéticas estão mais livres. E obedecem ao princípio de que as entidades mais evoluídas, menos apegadas aos temas materiais, conseguem ver e perceber as emanações daquelas que lhe são inferiores, mesmo quando ainda há a presença de períspiritos grosseiros – sendo que o contrário não ocorre. E isso não é um milagre, é lei física da Inteligência Criadora em virtude das faixas de frequência de vibração que caminham ao encontro de toda a Justiça da Criação.

Claro que, muita vez, as telas mentais das inteligências sofredoras ou menos evoluídas acabarão por “formar telas aflitivas em circuitos mentais fechados e obsessivos”. E essa “fala”, essa comunicação, pode ser tanto percebida pelos desencarnados quanto pelos encarnados... E, em todos os casos, sejam mensagens sublimes ou atormentadas, percebidas e sintonizadas. Pense um pouco nisso agora...
Pensou? Então, é graças a esse princípio de comunicação, essa possibilidade de “falar muito mais do que se quer dizer” que o espírito possui por meio de sua mente que, em diversos casos, os médiuns encarnados conseguem sintonizar com entidades desencarnadas durante seu transe e reproduzir conceitos sem que necessariamente o espírito comunicante tenha ditado termo por termo, palavra por palavra. E, mesmo sendo uma entidade altamente evoluída, de linguajar complexo e rebuscado ou até mesmo de idioma diferente do que possui o vaso comunicante, a mensagem será transmitida, pois o receptor reproduzirá com suas ferramentas, com as palavras que possui em seu cabedal, a mensagem que consegue auferir dos quadros que se lhe apresentam.

Ora, se na “conversa” entre espírito e médium encarnado isso acontece, como não ocorreria naquela entre desencarnados? Na verdade, temos sempre de nos lembrar (falo por mim, mas que cada um fique à vontade para se juntar) que “aqui” não é o mundo primário e sim “lá” – a pátria espiritual pode e vai continuar a existir se tudo o que temos aqui no plano material deixar de ser, ou seja, as leis na verdade existem e foram criadas lá e se repetem aqui e não o contrário.
Obviamente, pela misericórdia divina, nosso estágio evolutivo é respeitado e nossas limitações também o são pela espiritualidade – o que, por exemplo, nós reproduzimos ao lidar com bebês que se esforçam para nos transmitir, por meio de sua fala incipiente, seus recados ou ao tratar com estrangeiros que, em nosso país, tentam se comunicar.

Assim sendo, apesar de toda a evolução certa e distante que já há em outros tantos cantos do Universo e da importância que a imagem e a constituição de quadros e formas em maneira de telas mentais e vibrações ou sutilezas possuem, na nossa escala evolutiva, como destaca André Luiz, “é forçoso observar que a linguagem articulada, no chamado espaço das nações, ainda possui fundamental importância nas regiões a que o homem comum será transferido imediatamente após desligar-se do corpo físico”.

Ou seja, caros amigos, podemos nos tranquilizar no sentido de que nossos apelos, gritos, lamúrias, agradecimentos e preces poderão continuar a ser feitos pela boca, do modo que estamos ainda acostumados. Mas, desde há tempos, fica o chamado para que também aprendamos a fazê-los pelo e com o coração, com seu nascimento no âmago de nossos espíritos.

Quando atingirmos isso, quando conseguirmos alcançar o imo de nossos seres, por certo dispensaremos a maior parte das palavras, desfrutaremos de uma linguagem mais acertada e seremos muito mais felizes em nossas conversações.

Fiquem com Deus!

(Por Pablo Angely)



Nenhum comentário:

Postar um comentário