sábado, 26 de agosto de 2017

21ª Semana Espírita de Colatina/ES

Com o tema Mundo Escola – Espírito em Evolução, a 21ª Semana Espírita de Colatina/ES, aconteceu nos dias 16 a 19 de agosto, no SENAC da cidade. A abertura do encontro foi marcada com apresentação musical de excelente qualidade.

Em seguida o palestrante Hélio Tinoco (ES) expôs reflexões primordiais acerca do tema Educa-te e Construirás um Mundo MelhorNão há conquista da liberdade do espírito sem o estudo, sem educação, sem a busca do conhecimento. Um dia teremos plena compreensão disso, e vamos voar distante desse planeta ou até próximo dele com o coração livre das amarras dos dogmas passados, das dores que tanto nos incomodaram, das decisões equivocadas que tomamos. É o conhecimento que nos trará a educação que irá libertar o espírito imortal, observa Hélio Tinoco.

Nessa perspectiva de Terra – Planeta Escola, Hélio Tinoco embasou suas abordagens citando, entre outros, Paulo de Tarso, Romanos 12:2: E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, e Allan Kardec, Obras Póstumas, Cap. 38: É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a Humanidade.

Já na quinta (17), foi a vez do pesquisador e orador espírita Cristiano Abreu Paiva de Castelo (ES) que enriqueceu o público ao tratar do assunto Das Dores da Alma ao Amor que Ilumina.

Para encerrar com chave de ouro a programação da Semana Espírita de Colatina, o escritor, palestrante e estudioso da ciência e filosofia espíritas, há mais de 30 anos, Cosme Massi (PR), apresentou o tema Espiritismo, 160 anos Consolando.

Dentre as realizações de Cosme Massi, podemos citar a idealização do IPEAK – Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec e da KARDECPEDIA - plataforma online multilíngue e gratuita para o estudo das obras de Kardec. Livros de filosofia espírita, como "A Estrutura Didática de O Livro dos Espíritos" e "Espírito e Matéria: diálogos filosóficos sobre as causas primeiras”.

(Por Cláudia Costa)

                                  





Nenhum comentário:

Postar um comentário